segunda-feira, 26 de novembro de 2007

35 semanas

É verdade,já 35 semanas de gravidez.Como o tempo passa ,e pensar que o ano passado por esta altura nem imaginava ter outro filho.


Mas Deus reservava-me esta linda surpresa e agradeço todos os dias,assim como a existência do Nuno e do Tiago.Sinto-me tão feliz por poder voltar a sentir uma criança dentro de mim,apesar de todo o sofrimento físico que esta gravidez traz.


O Rafael já tem uma vitalidade sem igual,não me deixa esquecer que está aqui,passa muito pouco tempo sem se mexer.E os soluços!Todos os dias ultimamente.


Vai nascer antes do fim do ano,tenho a certeza.Gostava de o ter nos meus braços no Natal,mas Deus lá sabe quando será a hora de eu vê-lo e ter a certeza que está tudo bem com ele.


Todos estão ansiosos,sobretudo o Tiago que não para de perguntar quando nasce o irmão.Espero sinceramente que ele o aceite bem e não se sinta abandonado com a chegada dele .Acho que consegui evitar isso com o Nuno ,que pelo menos comigo nunca se sentiu prejudicado ou esquecido depois do nascimento do Tiago.Peço a Deus que me dê muita paciência e força para continuar a ser a mãe que sempre fui para eles e nunca lhes faltar com carinho,conforto e amor que sei que tenho em sobra para os meus filhos ,sejam eles quantos forem.


Voltando á gravidez,fiz a ultima eco dia 8 de Novembro.O médico disse que esta tudo bem e que é um bébé grande.Com 32 semanas,pesa cerca de 1840gr.Também disse que o parto deve ser mais cedo que o previsto.


Neste momento deve pesar bem mais!


Quero é que ele nasça com saúde e na horinha dele.

RAFAEL ,o novo anjo da minha vida.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

27 semanas




Já estão 27 semanas de gravidez.Passa rápido,parece que foi á poucos dias que fiz o teste.Nem queria acreditar apesar de no fundo desejar tanto que fosse verdade.A minha vontade de ter mais filhos não era segredo para ninguém .Quantas vezes abordei esse assunto com o Armando ,a ver se havia alguma possibilidade de ele mudar de ideias mas não,ele não desarmava.E então na mesma altura em que eu me conformei,veio esta surpresa.Como disse o meu pequeninho Tiago"o Jesus quis assim",nunca me vou esquecer das palavras dele quando lhe contei que ia ter um irmão.O Nuno sabendo que o pai não queria mais filhos ficou preocupado com a reacção dele,mas o Tiago deu logo a solução tão simples que só podia sair da boca de uma criança:"Mãe diz-lhe que não faz mal,o Jesus quis assim! "
É bem certo, a nossa vontade não é nada a beira da vontade de Deus .
E agora aqui tenho o meu Rafael a crescer dentro de mim e todos os dias agradeço a Deus esta bênção ,assim como ter o Nuno e o Tiago.

A vida é bela por coisas tão simples como eu estar aqui a escrever enquanto sinto os pontapés do Rafael que está particularmente irrequieto hoje.Deve sentir que estou a falar dele.
Ou então quando o Tiago acorda de manhã ,vem me dar um beijo e me pede para me sentar no sofá para poder sentir o irmão,senta-se a minha beira ,põe a mão na barriga e espera até o bébé se mexer;se demorar pede-me para o acordar mexendo na barriga .Isto tem sido quase um ritual.
Sinto que depois de mim ,ele é quem está a sentir mais esta gravidez.Até já conta histórias ao Rafael ou canta canções de embalar á noite.
A partir de esta semana,vou poder aproveitar isto tudo muito mais pois deixo de trabalhar fora de casa até o bébé nascer(sem falar da licença de maternidade).
Até agora tem sido tanto stress que nem dava para saborear estes momentos tão bons e que passam depressa de mais .Espero agora que faço menos esforço,melhorar dos problemas que têm aparecido para gozar o resto da gravidez com a calma e serenidade que necessito e o meu menino também,pois se eu não estou bem ele também não pode estar.

Ser mãe é o melhor que há no mundo,sei que muitas mulheres não pensam assim mas para mim ser mãe está a frente de ser mulher,esposa ,amante ou qualquer outra coisa.
O Armando que me perdoe porque gosto muito dele e espero sinceramente ser uma boa esposa mas o que me preenche mesmo é o meu papel de mãe e pelos meus filhos faço tudo.


Estarei errada?


Talvez,mas corro esse risco ,também ninguém consegue ter sempre razão e na dúvida,claro que quem ganha são eles!!!


quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Apresento o Tiago.





No dia 12 de Dezembro do ano 2000,nasceu o meu pequeno Tiago.É incrível mas desde criança fazia contas,que em 2000 faria 29 anos e que teria um filho nesse ano.E Deus fez-me a vontade.

Nasceu tão pequeninho ,com 2950gr mas forte e saudável.Era muito moreno e como o irmão tem os olhos do pai.

Depressa se transformou no Rei cá de casa ,nunca vi personalidade tão forte.Seria teimosia, mimo a mais ,é dificil explicar.Como fiquei desempregada quando ele nasceu,o Tiago esteve comigo até aos 8 meses altura em que encontrei novo emprego.Apegou-se tanto a mim que foi muito difícil a separação.Felizmente ficou com a avó mas mesmo assim durante pelo menos dois anos tinha que ser o pai a levá-lo ,porque comigo chorava sempre e lá ia eu trabalhar doente também.A relação com irmão é linda,eles adoram-se.Claro que brigam como todos os irmãos mas não conseguem estar muito tempo separados.O Tiago abusa um pouco do Nuno ,eu sei .O Nuno é uma criança muito meiga e muito pacata,para ele está sempre tudo bem .É muito obediente e nunca questiona nada.Já o Tiago é o oposto,procura uma explicação para tudo ,o que ele pensa é o certo até prova do contrário.


Até a pouco tempo ,chegava a desesperar com as atitudes dele.O que sempre resultou na educação do irmão ,não funcionava com ele.Cheguei a questionar muitas vezes a minha capacidade de ser mãe,desde o nascimento dele.Muitas vezes não sabia lidar com ele,mas mesmo assim só eu lhe consigo impor alguns limites.O pai,os avós(meus sogros )que o criaram viraram uns fantoches nas mãos dele,tornando o meu papel de lhe dar educação ainda mais difícil.Ele consegue impor a sua vontade a toda a gente,mas duma maneira que parece que é normal porque também é muito meigo .






Agora falaram-me na possibilidade do Tiago ser uma criança Indigo.Sinceramente não sabia o que era.Procurei informar-me pesquisando na Net e tudo bate certo.É um certo alivio saber que
afinal a diferença que eu noto nele não é culpa minha e que só tenho que aprender a lidar com ele.

Aqui estão partes daquilo que descobri:
"Os novos meninos índigos, eu me refiro a eles como os Pequeninos, chegaram aqui para nos dar um novo entendimento da humanidade. Eles são presentes para os pais, para o planeta e para o universo. Quando honramos os Pequeninos como presentes, nós vemos a sabedoria divina que eles trazem para ajudar a crescer a vibração do Planeta Terra."




"As Crianças Índigo encarnaram neste tempo por uma razão muito sagrada: para introduzir uma nova sociedade baseada em honestidade, cooperação e amor. Quando elas atingirem a fase adulta, nosso mundo será vastamente diferente do que é hoje. Nós não mais teremos violência e competição. Nós recordaremos da nossa habilidade para manifestar nossas necessidades, portanto não haverá necessidade de competir com os outros. Desde que nossas habilidades telepáticas naturais serão restabelecidas, mentir será impossível. E porque todo mundo perceberá a unicidade que existe entre todos os seres viventes, a solicitude será a base da sociedade. Nós incorremos em um grande débito de karma se interferimos na missão divina dessas crianças. Será extremamente importante que ajudemos a conduzir essas crianças para o sucesso espiritual. Para fazer isso, precisamos ser muito honestos com elas. Quando uma criança perguntar-lhe alguma coisa, mesmo que isso o faça sentir desconfortável, diga a eles a verdade. Eu freqüentemente rezo pedindo sabedoria para falar com minhas próprias crianças, para que possa falar a verdade de uma maneira amável. Se você se sente desconfortável ao falar a verdade para sua criança, deixe que ela saiba disso. Você não precisa virar confidente, mas é importante honestamente compartilhar seus sentimentos com ela. Dessa maneira, você se tornará uma modelador positivo que mostra às crianças como honrar suas emoções."



1• Elas vêm ao mundo com um sentimento de realeza e freqüentemente agem desta forma.
2• Elas têm um sentimento de "desejar estar aqui" e ficam surpresas quando os outros não compartilham isso.
3• Auto-valorização não é uma grande característica. Elas freqüentemente contam aos pais quem elas são.
4• Elas têm dificuldades com autoridade absoluta sem explicações e escolha.
5• Elas simplesmente não farão certas coisas; por exemplo, esperarem quietas é difícil para elas. 6• Elas se tornam frustradas com sistemas ritualmente orientados e que não necessitam de pensamento criativo.
7• Elas freqüentemente encontram uma melhor maneira de fazer as coisas, tanto em casa como na escola, o que as fazem parecer como questionadores de sistema (inconformistas com qualquer sistema).
8• Elas parecem anti-sociais a menos que estejam com outras do mesmo tipo. Se não existem outras crianças com o nível de consciência semelhante em volta, elas freqüentemente se tornam introvertidas, sentindo-se como se ninguém as entendesse. A escola é freqüentemente difícil para elas do ponto de vista social.
9• Elas não responderão à pressão por culpa do tipo: "Espere até seu pai chegar e descobrir o que você fez".
10• Elas não são tímidas em fazer você perceber o que elas precisam.O termo "Crianças Índigo" vem da cor da aura dessas crianças. Existe uma amiga dos autores, que conheceram em meados dos anos 70, cujo nome é Nancy Ann Tappe. Nancy foi a autora do livro chamado "Entendendo Sua Vida Através da Cor" (Understanding Your Life Through

O Tiago em relação a isto:
1.Sempre exigiu todas as atenções para ele desde bébé.

.É uma criança alegre,de bem com a vida.

3.Pede-me muitas vezes opinião sobre ele e se gosto dele apesar de lho dizer constantemente.

4.Nunca aceitou um "não porque eu mando " ou faz isso porque eu quero",se quero alguma coisa sem birra tenho que lhe explicar o porquê de tudo e aí depois de perceber obedece.



Outras características:
a• Tem excessivo montante de energia
b• Distrai-se facilmente ou tem baixo poder de concentração .
c• Requer emocionalmente estabilidade e segurança de adultos em volta dela
d• Resiste à autoridade se não for democraticamente orientada
e• Possui maneiras preferenciais no aprendizado, particularmente na leitura e matemática
f • Podem se tornar frustrados facilmente porque têm grandes idéias, mas uma falta de recursos ou pessoas para assistirem pode comprometer o objetivo final
g• Aprendem através do nível de explicação, resistindo à memorização mecânica ou serem simplesmente ouvintes.
h• Não conseguem ficar quietas ou sentadas, a menos que estejam envolvidas em alguma coisa do seu interesse
i• São muito compassivas; têm muitos medos tais como a morte e a perda dos amados
j• Se elas experimentarem muito cedo decepção ou falha, podem desistir e desenvolver um bloqueio permanente.

O Tiago:
a.nunca para quieto.
b.a unica coisa que o segura é a Playstation.
c.Passa a vida desde pequeno a pedir ao pai ou a mim para darmos um beijo um ao outro só para ter a certeza que estamos bem ,que naõ há zangas.
d.Se não tiver explicação ,não obedece.
e.Na escola adora ler e fazer contas mas aprende sozinho.A maior prova foi o ano passado,estava ele no 1º ano.A turma era composta por 1ºano(5 crianças) e 2º ano(o resto da turma).Ele estava a aprender as primeiras letras quando começou em casa a fazer contas sozinho.Aprendeu ao ouvir o professor ensinar os mais velhos.O professor até me chamou para me pedir para evitar ensinar coisas diferentes em casa para não o baralhar,e eu sem culpa pois tudo o que ele aprendia era na escola.
Outro acontecimento incrivel foi quando o irmão de 12 anos naltura pediu ao Tio para lhe ensinar a jogar xadrés.O Tiago, como em tudo que diz respeito ao irmão também quiz aprender.Só tinha 5 anos então o tio explicou-lhe que ainda era muito novo para um jogo daqueles e que quando crescesse também lhe ensinava.O menino ,contrariado lá aceitou mas ficou num canto a olhar.
Depois das explicações todas lá foi o Nuno jogar com a tia que também não percebia grande coisa do jogo.Qual foi o nosso espanto quando eles se enganaram nas regras do jogo e o Tiago é que lhes explicou.
i.Desde sempre o Tiago não consegue ouvir falar em morte,nem nos pais ficarem velhos.Chega a chorar se se tocar nesse assunto.



A minha prioridade agora é informar-me o melhor possível sobre esta novidade para mim para poder ajudá -lo e lidar com ele sem sofrimentos nem ressentimentos.E não estragar esse dom se ele existe.Deus me ajude e ele também ,já que ele veio para isso ,ensinar-nos a fazer deste mundo um mundo melhor.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Dúvidas

Depois de uma semana de repouso e ter melhorado,lá voltei ao trabalho e á rotina.Hoje já andei muito cansada de novo e aquelas contracções voltaram.Que fazer?

Descansar agora no fim de semana e segunda feira voltar ao trabalho e ver no que dá.?E se estiver a prejudicar o meu menino,por medo de perder emprego ou direitos.E se isto for tudo impressão minha e afinal essas contracções não passem de algo normal na gravidez.Ir outra vez ao hospital?

Só sei que se não fizer nada ,elas não vêm.Será preguiça?

Nas outras gravidezes isto não aconteceu,estarei a ficar velha demais para isto?

Tenho a cabeça sem jeito,espero amanhã acordar com as ideias mais claras.Vou-me deitar e tentar dormir melhor esta noite porque até para isso está complicado.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Tudo bem!




Hoje comecei o dia triste,pois como todos os anos não esqueço esta data ,o dia em que o Nuno foi atropelado.



De tarde fui fazer o CTG ao hospital,e felizmente já não acusou nada,está tudo bem com o meu Rafael e comigo.Aproveitei para dar uma volta no Shopping a namorar coisinhas lindas para ele,uma tarde um pouco mais sossegada.Já voltei para casa e para os meus meninos bem mais contente e bem disposta ,até eles notaram e portaram-se muito bem o resto do dia.Já foram para a caminha porque têm que voltar á rotina de deitar e levantar cedo.Amanhã volto ao trabalho ,sem abusar muito claro.Até o Rafael está muito sossegadinho hoje,deve estar a espera que me deite para começar com os pontapés!!Mais um mês que começa e menos um para ver finalmente a carinha dele!

sábado, 1 de setembro de 2007

O Nuno de novo....







Há dez anos que ando para por cá fora todos aqueles sentimentos guardados naquela altura.O meu optimismo não foi acompanhado pelo marido ,ele acredita mais em provas palpáveis.Quando veio o resultado do exame ,confirmou-se que estava a evoluir bem,mas o menino continuava em risco de vida .Teve algumas complicações durante os 8 dias que esteve nos cuidados intensivos no Porto.

Quando finalmente saiu do coma ,os médicos nem queriam aceditar numa recuperação tão rápida.

Mas ainda tinhamos muito caminho pela frente.O Nuno conhecia-me mas aquela criança de 3 anos ,que corria,falava e brincava tinha dado lugar a um bébé rescem-nascido e com paralisia do lado direito.

Foi transferido para o Hospital de Guimarães,felizmente um dos pais era autorizado a ficar com a criança 24h/24.Fiquei eu .

Desde o dia do acidente ,só voltei para casa com o meu filho nos braços ,passado cerca de um mês.

Começou então a aprendizagem dele .Teve que passar pelas fases todas de um bébé,aprender a comer,a sentar-se ......

Começou também a fisioterapia .Em alguns dias começou a mexer o braço direito e foi melhorando e ganhando força aos poucos .Mas não falava nem andava.....

Quando fez 1 mês do acidente ,teve que ir a uma consulta no S.João .Ficaram admirados com as melhoras do Nuno.Como fiz sempre que lá voltei ,levei-o a capela para agradecer a Nossa Senhora.Pedi-lhe para ele conseguir andar e fiz a minha promessa.

O menino só gatinhava e no dia seguinte a consulta ele próprio se levantou e deu dois passos.Daí até ele andar foi um instante.Muita gente há -de pensar que foi uma coincidência,mas eu acho que nessas alturas não há coincidências e também já era a segunda.

Acredito do fundo do meu coração que Nossa Senhora me atendeu e ainda hoje lhe agradeço por isso e pago a minha promessa todos os anos.

Passados quinze dias fomos a outra consulta ao Porto,e novamente na capela pedi para ele falar.

Nessa altura já tinhamos voltado para casa.

No dia seguite o nuno estava deitado com o pai a ver televisão quando se virou e disse "sai",o Armando levantou-se mas quando deu conta do que se tinha passado deitou-se de novo sem acreditar muito no que estava a ouvir,então o menino voltou a mandá-lo sair.Então chamou-me e eu própria ouvi o meu querido filho a chamar-me mãe de novo.Ninguém pode imaginar a força desses sentimentos que ainda hoje estão aqui dentro do meu peito e nunca hão-de desaparecer.

Ver um filho as portas da morte e voltar a tê-lo contra todas as expectativas igual ao que ele era.

A única sequela do acidente hoje em dia ,é ter menos força do lado direito e não conseguir correr
muito bem .Psicologicamente está bem,é uma criança muito meiga (até demais e o irmão abusa),é esperto e ele deve isso tudo a Deus ,Nossa Senhora e principalmente a ele próprio e sua força de vontade para conseguir tudo o que conseguiu nesses meses de luta.




Ao meu filho Nuno um grande abraço por me ensinar a ter força nas piores horas da minha vida e me ter dado tantas alegrias .Deus o guie e Nossa Senhora o ampare sempre.


Repouso obrigatório.


Estou há quase uma semana em repouso em casa,depois do susto que o Rafael me pregou na segunda feira.Imaginem querer sair com 22 semanas,já estou a ver que vai ser como o irmão Tiago ,voluntarioso!
Parece que se acalmou,as contracções pararam agora só falta esperar por segunda para fazer novo CTG.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Começo duma história










02 de Agosto 1994,15.25 com 3 quilos 246gr ,nasce o meu 1º tesouro.
Coisa linda como aquela ,nunca vi(mas deve ser o que pensam todas as mães),fez-me logo pensar no pai ,os olhos eram o que ele tinha de mais parecido com ele,ainda hoje parecem fotocopia um do outro.Foi criado com muito mimo até aos três anos ,inicio da época mais difícil da nossas vidas.




3 anos


Hoje faz 10 anos que faleceu a Princesa Diana,três dias depois ,a 3 de Setembro 1997 tinhamos desistido das férias nesse ano por causa duma encomenda urgente .Estavamos a descansar na hora de almoço no quarto e nosso menino a brincar a nossa beira.
"A melhor coisa que temos na nossa vida,que seriamos de nós sem ele"comentário do meu marido naquele momento tão lindo.
Deixei-os para arrumar a cozinha,chegou o padeiro a nossa porta.Como estava a lavar a loiça mandei a nossa vizinha (uma miúda que estava sempre em minha casa) comprar o pão.O portão que estava sempre trancado ficou aberto.
O Nuno foi atrás dela.
Eram 13.45 quando o meu lindo menino foi atropelado.Uma quarta feira.
Aí começou um período de sofrimento,esperança e muita fé.
Foi conduzido numa ambulância para o Hospital de Fafe onde já chegou em coma,aí após varias horas de preparação ,que lhe salvaram a vida,foi transferido para o S.João no Porto.Apesar do meu desespero não me deixaram acompanhá-lo.Tivemos que ir de carro até lá.
Cheguei quando a médica que o acompanhou estava a sair.Abraçou-se a mim e abanou a cabeça.
Eu parecia anestesiada pela dor e quando me disse que havia pouca esperança pensei morrer naquela hora.
Mas tive que reagir ,tinha que ajudar os médicos como podia .O meu marido perdeu o controlo dele próprio e não conseguia fazer nada.
Fui responder as perguntas dos médicos enquanto faziam o primeiro TAC ao menino.
Depois de uma noite sem respostas nenhumas veio a quinta feira e o pronóstico dos médicos:
tinhamos que nos preparar para o pior ,não tinha chances de sobreviver a três traumatismos cranianos e mesmo que sobrevivesse seria com muitas deficienças.
Nessas alturas quem não acredita em nada perde toda a razão de viver,mas graças a Deus eu tinha fé e não me consegui convencer do que diziam os médicos.
Disseram-nos para pedirmos a Deus para ele não piorar até Domingo ,que seria um bom sinal porque não iria ter melhoras até lá.
Se não houvesse novidades então fariam outro TAC.
No hospital S.João têm uma capela,e nessa noite tive que deixar o menino umas horas para lhe meterem um sensor no cérebro (para ver a pressão intracraniana)por isso pedi ao meu marido que me levasse a capela.Aquela espera era desesperante por isso só pedi a Nossa Senhora que me desse um sinal em como ele não iria morrer porque estar mais três dias a espera era cruel demais .Prometi-lhe um ramo de flores.
Voltamos para perto do nosso menino.Eu ficava a beira dele nos cuidados intensivos ,o pai ficava na parte de fora.
5.30 da manhã de sexta feira o médico manda-me chamar o Armando(meu marido) para nos dizer que ao contrário de todas as expectativas iam fazer outro TAC ao Nuno ,pois ele estava a reagir.Nesse momento eu soube que o meu querido não filho não iria morrer!
Haviam de ver o meu marido as seis da manha a procura duma florista,mas comprou logo o ramo e fomos levá-lo á capela.
Hoje vou ficar por aqui,estou muito emocionada e não é nada bom para o meu Rafael que vem aí.